• Instituto Hori

Como a pandemia tem afetado a população negra?




Para responder esta pergunta, vamos conversar com o Doutor Ilzever de Matos Oliveira, Professor do PPG Direitos Humanos UNIT/SE e Diretor da Associação Brasileira de Pesquisadoras e Pesquisadores pela Justiça Social (ABRAPPS), nesta segunda-feira, no Papo Ori, às 19 horas, em nosso instagram.





Muitos ainda dizer que o Covid-19 é um vírus democrático, pois afeta a todos: ricos e pobres, pretos e branc0s.


Entretanto, não é isso o que vem dizendo as estatísticas: uma análise da Agência Pública mostrou que há uma morte para cada três brasileiros negros hospitalizados por Covid-19, enquanto entre brancos a proporção é de uma morte a cada 4,4 internações. (Revista Galileu).


É inegável que o racismo, estrutural e institucional, é a causa deste número de mortes: mas, estes dados são somente a ponta do iceberg, pois as condições de emprego e renda da população negra, especialmente a mais jovem, tem-se deteriorado, enquanto a violência, contra as religiões de matriz africada e a pratica pelo Polícia contra a população negra têm aumentado.


Para conversar sobre tais problemas e tentar encontrar caminhos, convidamos o Prof. Dr. Ilzver Matos, que além de Professor do Curso de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UNIT, e laureado com o Prêmio Direitos Humanos 2018, na categoria Liberdade Religiosa, pelo Ministério da Justiça para falar sobre esses temas.


Não perca o Papo Ori, nesta segunda, em nosso instagram (@institutohori), às 19 horas.


#covid-19

#combateaoracismo

#populacaonegra

#racismo

3 visualizações

(71) 9.8877 - 4642

COPYRIGHT © INSTITUTO HORI - EDUCAÇÃO E CULTURA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.